Melhor hospedagem em desconto

5 dicas ao trocar de hospedagem de sites

Processo de troca de hospedagem de sites e migração do conteúdo deve ser feito com cautela, a fim de evitar que o endereço saia do ar durante a transição e que o rankeamento do seu site seja impactado.

Checklist - 5 dicas ao trocar de hospedagemPara garantir a manutenção do seu site ou blog no ar, algumas vezes você pode se deparar com a necessidade de trocar o serviço de hospedagem da sua página na web. Se seu endereço apresenta ou já apresentou, de forma insistente, dificuldades de carregamento das páginas, lentidão nas funções, mensagens de erro frequentes ao acessar a página e até indisponibilidade de acesso por conta do aumento de tráfego, significa que pode ser o momento de investir em uma nova hospedagem de sites, com mais espaço e maior confiabilidade.

Contudo, apesar de ser propagado como um processo muito simples, oferecido até gratuitamente por algumas empresas de provedores de sites e hospedagem na internet, é preciso ter em mente que é necessário tomar alguns cuidados a fim de evitar a indisponibilidade do site, afastando o risco de que seu endereço e e-mails fiquem fora do ar durante o processo de migração. Confira nossas 5 dicas para trocar de hospedagem sem grandes imprevistos.

  1. Contrate uma empresa estável e com credibilidade no mercado. Na internet, são várias as empresas que oferecerem serviço de hospedagem a preços baixos e muitas vezes com migração gratuita. Contudo, o principal atrativo para você contratar a nova empresa que será responsável por manter seu site no ar deve ser a qualidade do serviço que ela presta. Confira avaliações e rankings das melhores e veja qual delas se encaixa no seu modelo de negócio. Aqui no melhorhospedagem.com é possível encontrar avaliações de especialistas e comparar as opções.
  2. Faça um backup de todas as informações. Documentos, arquivos e e-mails do seu site devem ser separados e armazenados em um local seguro. Mesmo que eles estejam na nuvem, é uma segurança a mais garantir que tudo esteja guardado em um backup físico. Ao migrar para uma nova hospedagem, por exemplo, seus e-mails serão deletados da empresa anterior. Organizando tudo antecipadamente, você garante a continuidade do seu negócio para o novo site.
  3. Mantenha a conta antiga enquanto se estabiliza na nova hospedagem. Antes de apagar a sua conta anterior de hospedagem na web, tenha certeza que todo o processo de migração foi concluido com sucesso. Para isso, faça testes em todas as áreas da sua página, a exemplo de formulários, campos de busca, uploads, etc. É fundamental que você garanta que todos os recursos estão funcionando de forma normal antes de deletar de vez sua conta na hospedagem anterior.
  4. Monitore. Fique de olho na disponibilidade do seu site, na frequência de acessos e origem, através do Analytics, e no posicionamento do seu endereço em sites de pesquisas de buscas (SEO). Com esse controle, você poderá observar se a transição trouxe grandes impactos e se recuperar da melhor maneira.
  5. Avise aos seus leitores. Se você tem um endereço bastante acessado e mantém a fidelidade dos seus clientes online, vale avisá-los que o endereço irá passar por mudanças e que algumas quedas ou indisponibilidade temporária possam acontecer. Mesmo tomando todos os cuidados, com essa transparência você mostra aos seus leitores que as mudanças foram programadas e que visam atender melhor todos eles.

Se você tem percebido a quantidade de acessos no seu endereço aumentar dia após dia, o melhor a fazer é planejar essa mudança de hospedagem, caso você não tenha tanto espaço assim na atual, e passar pela migração de forma planejadada e estruturada. Seguindo essas dicas, além de você eliminar os riscos de seu site sair do ar ou perder conteúdos durante a transição, você passa por esse processo de forma tranquila e sem grandes imprevistos.

E você ? adicionaria otras dicas ao trocar de hospedagem ? Deixe seu comentário abaixo

Apaixonados por tecnologia, analisamos e comparamos as diferentes empresas e planos de hospedagem de sites. Estamos sempre buscando as últimas notícias e dicas para compartilhar com nossos leitores.
We will be happy to hear your thoughts

Deixe uma resposta