Melhor hospedagem em desconto

Como escolher um tema WordPress para seu site ou blog ?

Temas WordPress gratuitos e pagos

O visual e a navegabilidade são pontos importantíssimos para sites e blogs: possuem impacto direto nos resultados gerados, seja em número de visitantes, qualidade das visitas ou em posicionamento online. Atualmente, o WordPress é o gerenciador de conteúdo web mais utilizado no mundo por sites profissionais ou amadores. Por isso, o desenvolvimento de temas (templates) para essa plataforma segue em ritmo crescente, com resultados cada vez mais inovadores e criativos, para todos os gostos e necessidades. Devido a enorme gama de opções, uma das principais dúvidas de quem está começando a colocar um blog no ar é definir o tema (template) que estará presente na sua página web.

Apesar de tantas opções, isso não quer dizer que todas elas tenham boa qualidade ou atendam ao que você precisa. Algumas vezes, os temas oferecidos de maneira solta na internet são desenvolvidos de forma desleixada, podendo até prejudicar a visibilidade do seus blog nos motores de busca e impedir o crescimento do seu tráfego online. Antes de definir qual template acompanhará seu conteúdo e suas estratégias, é preciso atentar para alguns pontos:

  • Qual o objetivo do seu blog? Essa a primeira característica a ser analisada. O seu blog pode ter cunho profissional, sendo uma asa corporativa online da sua empresa ou de você enquanto profissional, ou ele pode funcionar como um diário pessoal, onde você compartilha suas ideias com os leitores. Essa reflexão vai ajudar você a determinar a rigidez e seriedade do tema do seu espaço.
  • Qual o perfil do seu leitor? A partir do momento que você cria conteúdo, você conquista visitas de determinado público. Para escolher seu template, leve a experiência deles em consideração. Pense no que iria motivá-los a permanecer mais tempo no blog ou a acessar mais artigos. Por exemplo, se seu público for jovem, ele provavelmente irá gostar de um template mais dinâmico e de conteúdo mais curto, pois jovens não gostam de perder muito tempo em uma única leitura. Se seu público é de pesquisadores, um template mais clean , focado nos artigos, provavelmente terá mais sucesso.
  • Quais os recursos que você precisa? Sabendo o objetivo que você quer alcançar com o seu blog e o perfil do leitor, fica mais fácil definir quais recursos serão necessários para a sua presença online. Se você pretende criar um blog profissional e interativo, vale prestar atenção em recursos como fórum de discussões, espaço visível e de fácil acesso para comentários, barra lateral com posts mais visitados, e até campo para pagamentos caso você deseje vender algum produto ou serviço. Tudo isso pode estar presente no template que você escolhe, caso opte por um tema mais trabalhado.

Temas gratuitos ou Temas pagos

Reunidas as informações iniciais sobre objetivos, público-alvo e estratégias do blog, a definição do template traz outra dúvida para os viajantes de primeira viagem que não possuem conhecimento técnico sobre a blogosfera: pagar por um tema ou usar os templates gratuitos disponíveis na web?

Veja aqui algumas vantagens das duas opções antes de decidir.

Temas WordPress Gratuitos

  • Não há investimento inicial. Esse é o atrativo mais óbvio. Para quem está começando um blog, nem sempre os recursos estão disponíveis. Quando estão, geralmente há a necessidade de optar por qual investimento fazer. Se você ainda não tem segurança de gastar dinheiro em um tema premium ou desenhado para você, a opção gratuita é válida.
  • A qualidade também é boa. Os temas gratuitos listados oficialmente na plataforma do WordPress passam por rigoroso processo de verificação e revisão. Isto derruba o mito de que, por um tema ser gratuito, ele tem qualidade ruim. O que acontece também é que vários desses temas são desenvolvidos por bons profissionais, que oferecem um bom serviço gratuito para atrair mais clientes que queiram pagar por exclusividade.
  • Upgrades fáceis. O WordPress avisa quando há uma versão nova disponível do template escolhido por você. Além disso, a plataforma faz as atualizações de tema, e todo o seu trabalho pode se resumir a apenas um click.

Temas WordPress Pagos

  • Possibilidade de customização. Os temas pagos, além de poderem ser desenvolvidos especialmente para o seu blog, oferecem quase que total possibilidade de customização. Caso você preciso de recursos ou widgets que não sejam compatíveis com temas tradicionais, o caminho para o sucesso do seu template é optar pela flexibilidade.
  • Adaptação para diversos gadgets. São os chamados temas responsivos, o nome dado a templates que se adaptam tanto à leitura em computador, quanto em smartphones e tablets. Com o aumento do acesso à internet por meio desses dispositivos móveis, essa característica pode ser decisiva na hora de você atrair seu público.
  • Exclusividade. Os leitores valorizam temas diferentes e exclusivos de blogs, uma vez que eles conseguem assimilar a identidade visual ao conteúdo passado. Infelizmente, devido a quantidade de blogs presentes na web, caso você queira algo bastante peculiar a sua opção é investir em um tema pago. Nesse caso, pense nisso como um investimento para melhorar a experiência dos seus leitores com o seu projeto.
  • Aspecto profissional. Por fim, entre as maiores vantagens de ter um tema pago está o aspecto profissional que a página na web terá. Por ser desenvolvido pensando no seu público e em suas estratégias, o tema pago geralmente se integra ao seu conteúdo de forma mais harmoniosa, e isso é percebido pelos leitores.

Uma das melhores fontes de Temas WordPress de alta qualidade (chamado premium) é o ThemeForest.
Esse guia junta uma comunidade de desenvolvedores e empresas focados em Temas, e pode comprar seu modelo de site entre 40 $ et 60 $ (entre R$ 120 e R$ 180).

Essa opção é bem barata se comparar ao custo de desenvolvimento de site.

O universo de temas para blogs é enorme, e diversos sites oferecendo opções gratuitas e pagas estão disponíveis aos quatro ventos na web. Contudo, o melhor a fazer é, antes de definir, analisar com cuidado as dicas acima e aplicar ao seu negócio.

Lembre-se que o template é a “cara” do seu endereço para os seus leitores, e ele faz parte do sucesso que a sua página terá. Ao mesmo tempo, ele apenas não é suficiente para garantir boa qualidade ao seu blog. Para ter qualidade na internet, é preciso fugir do óbvio e prestar atenção a detalhes que não passam despercebidos pelos seus leitores.

Quer montar um site WordPress, confira nosso ranking das melhores hospedagem WordPress

Theme Forest - Temas WordPress

Apaixonados por tecnologia, analisamos e comparamos as diferentes empresas e planos de hospedagem de sites. Estamos sempre buscando as últimas notícias e dicas para compartilhar com nossos leitores.
We will be happy to hear your thoughts

Deixe uma resposta