Como otimizar meu blog?

Como otimizar meu blogBom posicionamento nos motores de busca traz credibilidade e atrai leitores para sua página.

Como otimizar meu blog? Veja nossas dicas!

Cada dia se torna mais fácil criar um blog e colocar uma página no ar. A simplicidade das ferramentas de criação de sites (construtores de sites), a acessibilidade dos preços de hospedagem web e os vídeos tutorias disponíveis na rede já dão uma boa ideia de por onde podemos começar. Contudo, mais difícil do que criar um endereço digital é conseguir se destacar em um mercado concorrido e fazer com que seu blog tenha a preferência dos leitores. Uma das estratégias usadas para atrair o público é o SEOSearch Engine Optimization -, conjunto de técnicas responsável por fazer com que seu blog esteja nas primeiras páginas de resultados de pesquisa de sites como o Google e o Yahoo. Veja aqui dicas de como otimizar seu blog e atrair mais leitores e clientes.

Critérios para otimizar um blog

  • Foco no conteúdo: ter textos de qualidade e originais são os primeiros passos para ter sucesso na internet. Materiais inéditos e ricos em informação são mais valorizados pelos indexadores de busca, uma vez que estes se preocupam com a qualidade da experiência do leitor. Escolha o tema com cuidado e tenha como base o que os internautas gostariam de ler, e não somente o que você gosta de escrever.  Dessa forma, são maiores as chances do seu conteúdo viralizar.
  • Palavras-chaves: antes de começar a escrever, pesquise quais palavras representam, definem e são geralmente associadas ao seu tema. Essas serão as key words, ou palavras-chaves, que devem ser exploradas ao longo dos seus textos. Pondere o uso e deixe seu texto leve. O excesso de palavras-chaves deixa o conteúdo pouco atrativo e ainda pode gerar punição. Atenção também para o título, URL e até as imagens. Ter palavras-chaves associadas a estes campos ajuda imensamente na otimização do seu site.
  • Frequência: defina uma regularidade de postagens no seu blog. Se você passa vários dias sem colocar conteúdo novo, os leitores acabam perdendo o interesse de acessar seu espaço, assim como os motores de busca. Um blogueiro que posta apenas uma ou duas vezes por semana dificilmente terá um público fiel.
  • Promova sua página: redes sociais e fóruns de pergunta e resposta são excelentes lugares para você estar presente. Interaja com seu público e mostre a eles a qualidade do seu conteúdo. Dessa forma, eles irão compartilhar com seus contatos e mais pessoas passarão a acessar seu endereço, fazendo com que ele se destaque mais nos mecanismos de busca.

A melhora do seu posicionamento depende de diversos fatores. Além desses acima, a hospedagem do seu site também influencia no aparecimento dele em sites de busca. Para garantir que seu site esteja no ar 24h e seja lido pelos rastreadores do Google e do Yahoo, escolha uma empresa de hospedagem confiável e que pode dar suporte técnico caso você precise. Aqui no Melhor Hospedagem você pode conferir o guia comparativo de hospedagens, assim como um ranking com as melhores no Brasil e no exterior. E depois da sua compra, não hesite adicionar sua avaliação do Host que escolheu.

Essas são apenas algumas dicas de como tornar seu espaço mais visível em sites de busca. Contudo, tenha em mente que, ao começar a aplicá-las, a mudança não será imediata. Como todo negócio, é preciso tempo e repetição de boas práticas para que o seu blog ou site comece a deslanchar. O que vai definir é o quanto você está focado em garantir uma boa experiência para seus leitores.

E você, que adicionaria a essas dicas para otimizar um blog ? Deixe seu comentário

Apaixonados por tecnologia, analisamos e comparamos as diferentes empresas e planos de hospedagem de sites. Estamos sempre buscando as últimas notícias e dicas para compartilhar com nossos leitores.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply