Como adicionar diferentes idiomas ao WordPress ? [Tutorial]

Não é novidade que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo web mais popular do mundo. De acordo com uma pesquisa recente, estima-se que mais de 38% dos websites mundiais funcionam com o WordPress, e a linguagem padrão do sistema é o inglês. Contudo, um número grande de pessoas ao redor do mundo não fala inglês, e essa população considerável não pode ter a audiência ignorada pelo WordPress. Por conta disso, o uso do sistema em outras linguagens também é possível.

No total dos sites usando WordPress, o top 10 dos idiomas são:

  1. Inglês (54,2%)
  2. Russo (6.0%)
  3. Alemão (5,8%)
  4. Japonês (5.0%)
  5. Espanhol (4,8%)
  6. Francês (4,1%)
  7. Português (2,6%)
  8. Chinês (2,2%)
  9. Italiano (2.1%)
  10. Polonês (1,9%)

Se você quer posicionar o seu site ou se certificar que ele está atingindo a audiência em um país onde o idioma não é o inglês, é necessário que o seu endereço esteja na língua local, ou que pelo menos tenha uma opção de tradução para esta língua (veja aqui como escolher seu dominio)O WordPress possui essa capacidade de publicar em vários idiomas através de suas configurações.

Configurando diferentes idiomas

No Painel de Controle do WordPress, abra configurações > geral.  Na página de Configurações Gerais, deslize para baixo para encontrar as configurações de idioma/língua no final da página. Nas opções você encontrará vários idiomas, escolha a que você deseja e clique.

Configurar idioma no WordPress
Apenas os idiomas que foram totalmente traduzidos aparecerão nesse menu. Mas isso não significa, contudo, que as linguagens que não estão listadas não podem ser usadas.

Usar o WordPress em diferentes linguagens é possível graças ao trabalho de voluntários. Para isso ser possível, é usado o método Gettext, de internacionalização de softwares. Há duas configurações possíveis para idioma. Arquivos “po” (Portable Objective Format File) e arquivos “mo” (Machine Object File), com as extensões .po e .mo respectivamente. O primeiro, .po, é usado para traduzir WordPress para diferentes idiomas. Os arquivos em .po podem ser usados para editar ou aperfeiçoar traduções. Você pode descobrir se o seu idioma está disponível neste link e saber mais informações sobre o WordPress para o Brasil aqui. Para utilizar, wordpress é necessário encontrar seu idioma e fazer o download do arquivo (tambem alguns planos de hospedagem wordpress, propõem instaladores wordpress integrados). Link de WordPress no Brasil.

Depois disso, você precisa escolher a sua maneira de atualizar seu servidor, por exemplo via FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) ou via o painel da sua hospedagem. Você pode realizar as mudanças localmente no seu servidor ou adicioná-las diretamente no seu host server. Em seguida, abra o conteúdo da pasta WP-content no seu diretório. Você deve encontrar a pasta de “Idiomas” e adicionar o arquivo “mo” a esta pasta. Para fazer isso, você precisará do código do seu país ou linguagem, que pode ser encontrado no manual gettext. Após adicionar isto, salve o arquivo e faça o upload dele. Após este processo, o WordPress deverá começar a mostrar o idioma selecionado.

Algumas soluções em Plugins WordPress

Se por algum motivo você achar a explicação acima confusa ou complicada demais, você pode tentar usar um plugin chamado Native Dashboard, se a linguagem desejada por você estiver disponível.

Aproveitando este plugin, você pode também fazer os downloads dos arquivos da linguagem desejada para suas instalações e usar-los nas páginas do administrador.

Uma vantagem deste plugin é que você pode ter linguagens variadas para o seu site. Isso também é excelente se você tiver autores diversos em seu endereço. Dessa forma, você pode permitir que eles escrevam em sua língua nativa. Este plugin funciona nas versões WordPress 2.7 a 3.61 (ele não sofre atualização há mais de 2 anos) e requer acesso ao seu servidor, o que muitos podem não gostar devido a questões de segurança.

Agora, essa mudança permitirá a exibição na língua escolhida na página do administrador. Para temas e plugins, você pode precisar de traduções futuras.

Há também outros plugins com diversas funcionalidades. O English WordPress Admin  irá permitir que o painel de controle seja exibido em inglês, enquanto o resto do site estará em outro idioma. Isto é um recurso útil para desenvolvimento de sites em back-end, enquanto o front-end permanece na linguagem usual.

Com o WordPress Language, você simplesmente tem que escolher a linguagem desejada e tudo será alterado automaticamente. Simples! Qual a pegadinha? Ele não será mais atualizado, mas o WordPress afirma que todos esses recursos estão incluídos no WPML plugin (nossa recomendação), que é usado para criar e executar sites com múltiplos idiomas.

Apaixonados por tecnologia, analisamos e comparamos as diferentes empresas e planos de hospedagem de sites. Estamos sempre buscando as últimas notícias e dicas para compartilhar com nossos leitores.

2 Comments
  1. Reply
    Cosi 6 de abril de 2016 at 06:38

    Se você precisar de uma sugestão de uma boa ferramenta de tradução de arquivos XML, aqui está: https://poeditor.com/ É melhor que outras ferramentas porque é baseada na web e colaborativa.

  2. Reply
    Gustavo Gonçalves 19 de maio de 2016 at 00:23

    Olá. Quero publicar o mesmo post em português e inglês. Mas sem usar tradutor automatico. Vou escrever nos dois idiomas o mesmo texto. Como faço para aparecer o texto em português e, ao clicar em algum botão, surgir, no mesmo espaço, o texto em inglês? É possível fazer isso? Obrigado!

Leave a reply