Hospedagem compartilhada : uma opção inteligente ?

Assim que decidir criar um site, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher quem será o seu provedor de hospedagem. A hospedagem compartilhada é uma opção muito comum para novos sites, mas não é a única. Você está construindo um site muito grande ou acha que vai crescer em um curto espaço de tempo? A hospedagem compartilhada não será a única opção de seu provedor, mas é ótima para começar.

O que é hospedagem compartilhada?

hospedagem sites compartilhadaHospedagem compartilhada, na essência, significa que um determinado servidor de hospedagem específico hospeda múltiplos sites. A empresa de hospedagem, literalmente, divide os espaços dos discos rígidos em cotas e as aloca para muitos clientes. Os recursos do servidor são repartidos para cada um desses clientes conforme a necessidade. Cada site em um servidor específico compartilha o espaço e os recursos e, portanto, o custo. Isto é como alugar um apartamento ou um escritório em um condomínio, você compartilha o total dos custos de construção e manutenção com outras pessoas e economiza dinheiro. Devido a várias pessoas pagarem para usar o mesmo servidor, fica mais barato para todos.

 

Prós do plano de hospedagem compartilhada

Naturalmente, existem muitas vantagens em usar um plano de hospedagem compartilhada. Dentre estes, e já exposto, está economizar dinheiro. Em sua maioria os planos de hospedagem compartilhada são totalmente gerenciados ou pelo menos vêm com essa opção. Quando o site é totalmente gerenciado, isto significa que seu provedor de hospedagem compartilhada cuida dos elementos técnicos do seu site. Significa que você não tem que se preocupar com nada além de gerenciar a interface do usuário (vendas, conteúdo do site, etc.).

Isto traz uma enorme economia de tempo. Manter um site, quando você não está familiarizado com o lado técnico, pode em si mesmo ser um trabalho de tempo integral. Deste modo, ao optar pela hospedagem compartilhada de seu provedor, você pode economizar bastante tempo e dinheiro.

Contras do plano de hospedagem compartilhada

Tal como acontece com qualquer produto ou serviço, há algumas armadilhas. Se seu site se tornar muito grande para o servidor, você pode incorrer em outros encargos antes que fique evidente a necessidade de fazer o upgrade para um VPS (servidor virtual privado) ou servidor dedicado. Isto também pode tornar seu site mais lento à medida que o tráfego aumenta. Ou, se outra pessoa estiver usando demasiadamente os recursos compartilhados, a velocidade do seu site pode ser afetada.
Na hospedagem compartilhada, você não terá a liberdade de personalizar seu servidor. Você simplesmente não tem o acesso para isso. Este é o outro lado da moeda quando se trata de hospedagem totalmente gerenciada. Para aqueles que querem ter mais controle sobre como seu site funciona, a hospedagem compartilhada pode não ser a melhor escolha. Você estará muito melhor usando um VPS ou até mesmo um servidor dedicado, se o tamanho de seu site o justificar. Poderá fazer as suas próprias alterações exatamente quando desejar e nunca precisará esperar pela programação de outros para ser atendido.

Moral da história:

De modo geral os provedores de hospedagem compartilhada apresentam uma vantagem. Você tem opções dentro de uma faixa de preço acessível e muitos clientes concordam que a hospedagem compartilhada é uma ótima opção. Ela é ideal para pequenas empresas ou para pessoas que usam sites para seus portfólios pessoais ou diversão. Você pode se concentrar no conteúdo do site ao invés de preocupar-se com o gerenciamento do servidor.

Apaixonados por tecnologia, analisamos e comparamos as diferentes empresas e planos de hospedagem de sites. Estamos sempre buscando as últimas notícias e dicas para compartilhar com nossos leitores.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply