Preciso de hospedagem VPS para meu site?

Ao criar um site para o seu pequeno negócio, você pode não prever se ficará grande o suficiente para precisar de hospedagem VPS (servidor virtual privado). Com o desenvolvimento da tecnologia mais avançado a cada dia, pode ser um desafio escolher o melhor tipo de hospedagem. Existe um número enorme de opções, de hospedagem compartilhada a servidores dedicados. Mas quando você precisa de seu próprio VPS?

O que é um servidor virtual privado?

Hospedagem VPSUm servidor virtual privado oferece a experiência da hospedagem dedicada, sem ser necessário desembolsar por seu próprio servidor. Em vez disso, um servidor é dividido em seções totalmente separadas, uma das quais é reservada exclusivamente para o seu uso. Isso significa que é possível instalar os scripts que precisar e personalizar todo o software para atender às suas necessidades. Você tem a segurança do espaço garantido reservado exclusivamente para seu site ou sites e a natureza protegida, torna mais difícil para os hackers e vírus penetrarem. Você também não é afetado pelos requisitos de banda larga de outros usuários em seu servidor.

Prós do servidor virtual privado

  • Custo – em comparação com a hospedagem dedicada, um VPS é muito mais barato. Isto ocorre porque não é necessário um servidor inteiro para cada um e em um VPS os custos de manutenção do servidor físico são compartilhados entre os usuários.
  • Instalação – um VPS é muito fácil e rápido de configurar, sobretudo em comparação com um servidor dedicado. Não há necessidade de construir ou montar quaisquer peças. Só é preciso instalar o software, verificar se é compatível e começar a usar.
  • Acesso à raiz – ao contrário dos planos de hospedagem compartilhada, o acesso à raiz é irrestrito. Isto significa que é possível fazer quaisquer alterações e ajustes sempre que desejar. Na hospedagem compartilhada, você tende a ter planos totalmente gerenciados. Desta forma, outra pessoa lida com o lado técnico e qualquer alteração que você desejar tem que ser executada por outra pessoa, afetando todos os sites no servidor.
  • Potência – os servidores virtuais privados são muito mais poderosos do que a hospedagem compartilhada. Pura e simplesmente, você não está compartilhando os seus recursos e consegue, assim, extrair muito mais deles.
  • Segurança – a hospedagem VPS é muito segura porque os servidores podem resistir a muitas violações de segurança e ataques DDoS conhecidos. A segurança do servidor é muito importante e deve ser uma prioridade na escolha de um plano de hospedagem.
  • Capacidade de upgrade – se seu site começar pequeno, mas crescer rapidamente e precisar de mais espaço ou recursos, é possível fazer upgrade quase instantaneamente. Com um servidor dedicado, você teria que esperar por outra peça de hardware para acomodar o crescimento e muitos planos de servidor compartilhado simplesmente não acomodam o crescimento.

Então VPS ou dedicado?

Os dois serviços são muito semelhantes, pense no dedicado como um VPS em maior escala. Claro que com o dedicado haverá muito mais alternativas porque é você que seleciona os atributos do servidor físico e poderá configurá-los sempre que desejar. O fato é que a maioria das pessoas não precisa deste nível de escolha e se você a fez, você deveria saber disso.

Se sua empresa necessitar de hospedagem dedicada, você deve contar com o apoio de um especialista para tomar esta decisão. O preço, em comparação com o VPS, é exponencialmente mais elevado, assim como o nível de sua responsabilidade.

Com o VPS você tem plena autoridade em sua seção do servidor e na configuração do software, sem precisar se preocupar com a manutenção física.

Moral da história

O VPS é uma incrível hospedagem de meio-termo para quem precisa de uma solução de alta potência para hospedagem de site e não quer a responsabilidade, e as faturas, de um servidor dedicado completo. No entanto, se você entende que seu site funciona perfeitamente bem em um servidor compartilhado, devido ao seu tamanho relativamente pequeno ou à sua simplicidade, não há necessidade de fazer upgrade para o VPS.

Apaixonados por tecnologia, analisamos e comparamos as diferentes empresas e planos de hospedagem de sites. Estamos sempre buscando as últimas notícias e dicas para compartilhar com nossos leitores.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply