Melhor hospedagem em desconto

Hospedagem em nuvem é adequada ao WordPress?

Muitas pessoas não se dão conta de que os sites WordPress podem ser armazenados em servidores de nuvem (cloud), mas seria a melhor escolha? Vamos verificar.

Hospedagem em nuvem: de que se trata?

Vamos voltar alguns passos nesta questão. Quando examinamos a hospedagem, verificamos que existem poucas modalidades (hospedagem compartilhada, VPS e servidores dedicados) e que todas dependem de hardware físico. As informações são armazenadas em servidores. Hospedagem compartilhada significa compartilhar um servidor com vários outros sites no mesmo servidor web. Servidor dedicado significa não compartilhar absolutamente nada, ou seja o servidor é seu, e VPS é uma solução de meio-termo (um servidor virtual único para você que compartilhe recursos físicos como CPU, memoria, etc..) .
Hospedagem em nuvem refere-se essencialmente a espaço virtual. Ao invés de armazenar as informações em um local físico, elas são armazenadas no que é chamado de espaço em nuvem. Como ocorre com a própria internet, as informações não são mantidas em um local físico específico, mas um grupo de computadores disponibiliza a nuvem em conjunto (saber mais sobre computação em nuvem). Em muitos aspectos é muito mais seguro. Por exemplo, é menos provável ter tempo de inatividade ou ser afetado por condições climáticas adversas. A maioria das empresas de hospedagem ainda não fornece a hospedagem em nuvem como uma opção, mas algumas se especializaram exclusivamente em soluções em nuvem. Embora não seja a escolha mais popular no momento, as vantagens de escalabilidade e segurança prometem fazer da hospedagem em nuvem o servidor do futuro.

Como a ‘nuvem’ funciona?

Hospedagem na nuvem como funcionaA nuvem age como uma equipe de pessoas, trabalhando em conjunto, apoiando umas às outras para alcançar o mesmo objetivo. Se seu site WordPress alcança um pico de tráfego que um servidor não consegue atender sozinho ou ocorre algo errado com o hardware, outro servidor já está lá para lidar com a parte dele no trabalho. Isto significa que você nunca fica sem espaço ou suporte para o funcionamento de seu site. Significa que o trabalho é sempre realizado; seu site é sempre mantido disponível e em funcionamento e não deve enfrentar falhas ou tempo de inatividade. A melhor parte é que você não precisa pagar por mais espaço do que necessita. Conforme seu site cresce, você pode comprar mais e mais espaço em pequenas parcelas e só pagar pelo que usa, economizando seu dinheiro e assegurando a sua capacidade de crescimento.

A hospedagem em nuvem é adequada a um site WordPress?

O WordPress tende a ser associado com blogs ou sites pequenos, não profissionais, e isso não se justifica. O WordPress é uma ferramenta incrivelmente robusta capaz de atender a projetos avançados e a todas as finalidades, incluindo empresas de grande porte e sites com intensa utilização de mídia. Se você usa o WordPress para seu negócio ou site pessoal e quer se preparar para um crescimento imprevisível ou se você quer certificar-se de não haver falhas de transações ou falhas de páginas, a nuvem é uma opção fantástica. Comece pequeno e evolua a sua equipe de servidores conforme a necessidade. Economize dinheiro não pagando por hospedagem dedicada ou VPS.
No entanto, se você possui um site pequeno, em termos de espaço em disco necessário ou quantidade esperada de visitantes, então a opção de hospedagem compartilhada ainda é a melhor. Embora você possa facilmente acabar com mais espaço na hospedagem compartilhada do que na hospedagem em nuvem, a primeira ainda é muito mais barata e, pura e simplesmente, dá conta do trabalho. A grande maioria dos usuários do WordPress ficará completamente feliz com a hospedagem compartilhada e a achará totalmente confiável (confira o ranking: Melhor hospedagem WordPress em 2015).

CDN em nuvem para wordpressUm opção intermediaria é adicionar um serviço de CDN ao seu servidor compartilhado quando seu site crescer.
O CDN (Content Delivery Network ou Rede de Fornecimento de Conteúdo) é um espaço em nuvem com pontos de acesso no mundo inteiro onde pode hospedar partes do seu site (imagens, scripts, folha de estilo css, etc…) para aumentar a velocidade do seu site e diminuir a carga no seu servidor de hospedagem.

 

Moral da história?

A hospedagem em nuvem provavelmente irá assumir e substituir os servidores com os quais estamos acostumados hoje, mas por enquanto, se o seu site ainda não estiver conquistando o mundo, será melhor ficar com a boa e velha hospedagem compartilhada. A hospedagem em nuvem é inegavelmente melhor, mas com os custos atuais, só vale a pena utilizá-la se você realmente precisar, ou seja, se você tiver uma quantidade enorme de dados ou milhares de usuários diariamente. Se essa for a sua situação, então a hospedagem em nuvem é com certeza o caminho a percorrer!

Apaixonados por tecnologia, analisamos e comparamos as diferentes empresas e planos de hospedagem de sites. Estamos sempre buscando as últimas notícias e dicas para compartilhar com nossos leitores.
We will be happy to hear your thoughts

Deixe uma resposta