SEO: saiba como a hospedagem pode influenciar seu ranking

Em um mundo que adotou a linguagem digital, muito se fala em otimização de sites e blogs, a famosa sigla SEO (Search Engine Optimization). O termo representa um conjunto de estratégias de Marketing Digital que têm como objetivo manter o seu site ou blog em uma boa posição nos sites de mecanismo de busca. Quando qualquer pessoa faz uma busca no Google digitando determinado termo, os sites que aparecem primeiro – excluindo-se os patrocinados – são endereços que trabalham pesado em cima das ferramentas de SEO.

SEO SEM e Hospedagem

 

Conteúdo de qualidade, keywords, estratégias de Marketing de Busca são alguns dos itens trabalhados para um posicionamento positivo. Contudo, o que muita gente não sabe, é que a hospedagem pode influenciar diretamente na visibilidade do seu site na web.

Uma vez responsável por manter o seu site no ar 24h por dia e por garantir agilidade, a hospedagem é um dos fatores ‘externos’ ao seu site que mais influenciam na visibilidade. A velocidade de carregamento das páginas do seu endereço na web é constantemente analisada por indexadores automáticos ou rastreadores web, mais conhecidos como web crawlers, que são responsáveis por manter a base de dados de sites de buscas atualizada e garantir que o seu endereço apareça lá sempre que alguém fizer uma pesquisa. Se o seu servidor demora muito tempo para carregar as páginas, o crawler pode simplesmente não indexar ou ranquear o seu site. Dessa forma, todos os seus esforços em manter seu blog atualizado, utilizando key words e focado em SEO não terão muita utilidade.

No caso de um site fora do ar por conta de um problema com a hospedagem, o raciocínio é o mesmo. Para o Google, o seu endereço acaba sendo visto como um site que não oferece uma experiência de qualidade ao leitor, e ele vai ficando cada vez mais longe das primeiras páginas das buscas. Este fator que garante a disponibilidade de um site no ar é o que chamamos de Uptime, um item importante a ser analisado quando for escolher a melhor hospedagem para o seu site.  O ideal, quando for escolher uma empresa de web host, é garantir que a taxa de disponibilidade do site seja de pelo menos 99%. Dessa forma, e com seu site funcionando corretamente, será possível para os indexadores do Google localizá-lo e analisá-lo.

Além dos principais fatores citados acima, a hospedagem pode ainda influenciar negativamente a otimização no quesito limite de trasnferência ou largura da banda. Caso você tenha um conteúdo que se torne popular e traga muitos acessos ao seu endereço, ter uma quantidade de transferência limitada pode ser um problema, pois o seu site vai sair do ar se o tráfego ultrapassar esse limite. Para garantir que isso não aconteça, são vários os planos de hospedagem que oferecem transferência ilimitada. Se você tem um endereço com ótimas perspectivas de acessos, o melhor é garantir espaço para que as pessoas o acessem.

Para garantir que o seu site não enfrente esses problemas, vale checar as avaliações das empresas de serviços de hospedagem antes de contratá-las. No melhorhospedagem.com, é possível observar os itens citados acima e ver qual plano e pacote de dados melhor se encaixam no seu negócio. Assim, além de garantir que seu site esteja no ar com qualidade, você garante que as ferramentas de SEO estão sendo usadas a seu favor.

E você, já percebeu diferenças de ranqueamento que seriam ligadas a sua hospedagem de sites ?

Apaixonados por tecnologia, analisamos e comparamos as diferentes empresas e planos de hospedagem de sites. Estamos sempre buscando as últimas notícias e dicas para compartilhar com nossos leitores.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply